• (38) 99860-9779 | 98833-6526
  • pcmnorte@gmail.com
  • Sede em
    Montes Claros/MG

Projeto "Melodias da Cidadania"

27 Julho 2018 PCM 383 Views
Avalie este item
(0 votos)

O projeto “Melodias da Cidadania” é uma iniciativa da 2ª Coordenadoria Regional do Norte de Minas do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, em parceria com Policia Militar, para a formação do Coral de Jovens e Adolescentes.

Agregando uma faixa etária de 8 a 17 anos, através da música, o projeto tem o objetivo de promover a inserção social dos participantes e com isso, prevenir o assédio dos traficantes e de criminosos de forma geral. Muitos deles, de vulnerabilidade social e que em consequência direta, apresenta indicadores sociais preocupantes e relevantes, principalmente de criminalidade.

A condição de Bolsão de Pobreza de muitos municípios levou a Policia Militar de Minas Gerais a fomentar as ações sociais nas áreas de vulnerabilidade social como forma de prevenir a violência. Um modelo foi criado em Montes Claros com o Coral JABS, no bairro Santa Rita. Os resultados são satisfatórios, dentro do lema de que é melhor investir na Educação do que em sistema prisional.

MÚSICA - Em vários pontos da cidade existem iniciativas de utilizar a música para promover a socialização de jovens e adolescentes. Um dos modelos é o realizado no bairro Santa Rita, pelo Grupo Jovens e Adolescente Buscando o Senhor (JABS), onde um casal de voluntários formado por Josemeire e Humberto Lopes atende 100 crianças. A proposta inicial seria trazer esse projeto para as cidades do Norte de Minas onde existem lojas do GOB, com as aulas sendo ministradas no salão de festas ou de reunião de cada loja.

A proposta é começar com uns 50 jovens e adolescentes, que receberão aulas de flauta doce, permitindo a criação do Coral de Jovens e Adolescentes. Para viabilizar esse projeto, procuraremos a colaboração de instituições com efetiva atuação nessa área. A maçonaria teria a missão de providenciar a parte técnica, como adquirir as flautas, camisas e livreto de música, ao custo de R$ 80,00 por criança. As flautas podem ser compradas em até 10 vezes no cartão.

Junto com esse trabalho de musicalização, uma vez por mês teremos o trabalho de conscientização e sensibilização a ser feito pela Policia Militar e Maçonaria, abordando temas dos mais variados, como as drogas, violência nas escolas e a família. A participação da Policia Militar é fundamental, pela credibilidade da instituição e respeito que transmitirá aos pais dessas crianças. Toda execução do projeto será realizada pelo CRAS de cada cidade.

_________________________________
Antônio V. de Souza Júnior
Coordenador da 2ª Região da PCM/GOBMG



Usuários Online

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

Área Restrita