• (38) 99860-9779 | 98833-6526
  • pcmnorte@gmail.com
  • Sede em
    Montes Claros/MG

Criação da Biblioteca de Estudos Maçônicos

25 Janeiro 2018 PCM 265 Views

A biblioteca é o centro referencial de estudos reunindo todos os tipos de documentos. Neste sentido, justifica-se a criação e instalação de uma biblioteca maçônica com a finalidade de proporcionar aos Irmãos de Montes Claros o acesso aos livros e outras informações.

O termo biblioteca, do grego biblios que significa livro, expressa a ideia de gestão de uma coleção de livros. Em contraponto, a realidade tecnológica atual oferece a informação em vários outros formatos além do livro e abre a possibilidade de gerenciar conteúdos e interagir com um programa educacional rompendo as barreiras espaciais.

A biblioteca é ainda o centro referencial reunindo documentos sobre a história, fatos importantes, personagens destacadas, permitindo aos seus usuários ampliar seus conhecimentos, servindo também para trocar informações, discutir problemas, saciar curiosidades, instruir-se, ler livremente, recrear-se e criar. Deve ter ao alcance do usuário livros e outros materiais informativos como discos, fitas cassete, CD, DVD, filmes, fotografias, gravuras, jornais, acesso a outras fontes de informação através de sistemas informatizados, internet etc..

Outra grande função da biblioteca é, através das possibilidades diversificadas de acesso à informação, contribuir para a formação continuada dos indivíduos, para o aprimoramento profissional, indo além do que o acervo oferece com programas especiais de palestras, exposições, concursos etc.

Ainda há que se considerar que muitos livros possuem preços que não estão ao alcance das pessoas, ou que apenas parte do seu conteúdo é motivo de leitura e pesquisa por parte das pessoas, assim, em muitas ocasiões, não se justifica a aquisição de um exemplar, podendo, ser consultado e após devolvido para a utilização de outros leitores.

A criação e instalação de uma biblioteca maçônica tem por finalidade proporcionar aos Irmãos de Montes Claros o acesso aos livros e às informações para contribuir com a melhoria nos trabalhos apresentados, bem como propiciar um maior aprofundamento no conhecimento da história, simbolismo e ritualística maçônica.

Nesse caso não se atribui nome à biblioteca, pois se espera que os Irmãos deem sua contribuição para a devida homenagem, sugerindo o nome e a exposição de motivos.

Usuários Online

Temos 268 visitantes e Nenhum membro online

Área Restrita