• (38) 99860-9779 | 98833-6526
  • pcmnorte@gmail.com
  • Sede em
    Montes Claros/MG

1º Seminário Maçônico de Ritualística

25 Janeiro 2018 PCM 592 Views

Percebendo a necessidade de mais estudos e padronização da prática ritualística nos diversos ritos utilizados no GOB-MG, a PCM Norte propões a realização do 1º Seminário Maçônico de Ritualística do Norte de Minas que envolverá todas as Lojas da 2ª Região com o intuito de padronizar, aprimorar e ampliar conhecimentos sobre o tema.

A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista, pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual, deveres da loja dedicar todo empenho à instrução e ao aperfeiçoamento moral e intelectual dos membros de seu Quadro, realizando sessões de instrução sobre História, Legislação, Simbologia e Filosofia maçônicas, sem prejuízo de outros temas.

No Norte de Minas Gerais há várias Lojas ativas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil/MG, que mantém uma grande quantidade de maçons em seus quadros de obreiros. Praticam em suas sessões ritualísticas os seguintes ritos reconhecidos pelo Grande Oriente do Brasil, Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Adonhiramita, Rito Brasileiro, Rito de York e o Rito Schroeder.

Verifica-se que além da diversidade de Ritos praticados nas diversas Lojas Maçônicas no Norte de Minas do GOB-MG, há uma grande variação de procedimentos ritualísticos e litúrgicos dentro do próprio rito entre as Lojas praticantes e ainda há aquelas que adotam procedimentos do Rito oriundos de outras obediências.

Esta situação é fruto de um processo histórico que, hoje, reúne condições objetivas e subjetivas para ser revertido. Em observações realizadas e discussões acerca do assunto revelam que alguns MM∴ MM∴ desconhecem muitos aspectos simbólicos, além de desconhecerem procedimentos básicos sobre a correta aplicação dos procedimentos litúrgicos amplos e os particulares de cada Rito Oficial.

Essa variedade pode estar relacionada a: • Formação maçônica e profana heterogêneas. • Comportamento ritualístico heterogêneo. • Pouca referência da qualidade bibliográfica maçônica. • Pouco tempo dedicado às Instruções nas Sessões Maçônicas. • Pouco rigor metodológico na aplicação dos princípios norteadores de cada Rito, na pesquisa e na instrução sobre Maçonaria, bem como a incorporação ou mesmo a contaminação de procedimentos estranhos a cada Rito Oficial.

No sentido de padronizar, melhorar e ampliar as práticas ritualísticas, o seminário proposto teria as seguintes finalidades: a) Disseminar o conhecimento entre os Maçons sobre os Ritos praticados no Norte de Minas pelas Lojas do GOB-MG, visando a padronização de procedimentos de cada Rito de acordo com o Ritual ; b) Promover a formação teórico-prático dos Ritos e Rituais Maçônicos, articulando com as outras áreas do conhecimento maçônico e a realidade; c) Aprimorar práticas adotadas nas Lojas Maçônicas no Norte de Minas com relação à liturgia e ritualística, contribuindo com a melhoria da qualidade e uniformização dessas práticas; d) Possibilitar aos participantes a troca de experiências e o debate que busque a padronização de entendimentos; e) Desenvolver espírito investigativo e crítico.

Contamos com o apoio e empenho de todos os irmãos para possibilitarem esse grande momento que será o 1º Seminário Maçônico de Ritualística do Norte de Minas.


Usuários Online

Temos 475 visitantes e Nenhum membro online

Área Restrita